A adenoide é um órgão linfático assim como as amígdalas. Ela é de consistência amolecida (meio "esponjosa") e fica na parede atrás do nariz. Quando temos um aumento da adenoide por obstrução mecânica, pode haver uma dificuldade de se respirar pelo nariz.
Além da obstrução nasal e suas consequências (como roncos e respiração ruidosa, respiração oral de suplência, alteração de posicionamento de língua, de crescimento de face e de posição de dentes), a adenoide pode acumular secreção (levando a aquele nariz sempre escorrendo) e levar a infecções de repetição.
Mais que isso, além de tampar o nariz por dentro, a adenoide aumentada pode ocluir também a abertura do tubo que conecta o nariz ao ouvido (chamada tuba auditiva, que tem a abertura bem ao lado de onde fica a adenoide), dificultando a drenagem do ouvido e, da mesma forma, podendo levar a infecções de repetição também dessa região.
É importante fazer a avaliação com a nasofibrolaringoscopia para dimensionar o tamanho da adenoide. De modo geral, o tratamento inicial é clínico, mesmo porque esse tecido tende a involuir com o crescimento da criança; em outros casos, a resolução cirúrgica se faz importante.
Apesar dessas orientações, nada substitui a consulta médica! Procure seu otorrinolaringologista!