Em outro post dissemos que a otoplastia é a cirurgia para correção de orelha proeminente (ou orelha de "abano").
Em adultos é, sim, possível realizar a cirurgia com anestesia local e sedação.
O que o paciente precisa saber é que, como estará acordado ou em um sono leve, ele vai sentir aplicar a anestesia (ela dói e arde um pouquinho! Mas é rápido!!), vai ouvir o barulho enquanto mexemos na pele e cartilagem da orelha (mas não vai sentir dor), vai sentir o cheirinho de queimado quando o cautério for utilizado (usamos pouco o cautério, mas eventualmente podemos usar).
O paciente também vai ficar com a cabeça na mesma posição durante o tempo que operamos uma orelha e vai ficar com um pano (que é o chamado "campo", onde a equipe médica pode apoiar os instrumentos) em cima da cabeça durante o tempo cirúrgico.
É uma sensação um pouco estranha no começo, mas costuma durar pouco; como a equipe médica vai conversando com o paciente, coloca uma música para tocar, tranquilizando-o o tempo todo, após alguns minutos o paciente acaba relaxando e até dormindo (de verdade, geralmente precisamos acordá-lo para poder fazer a outra orelha!). Outra vantagem é que o paciente não precisa passar pela recuperação pós-anestésica e vai para casa no mesmo dia!
Em crianças o mais recomendado é fazer com anestesia geral.
Você se incomoda com o formato das suas orelhas? Fale com seu otorrinolaringologista e tire suas dúvidas!