Epistaxe (Sangramento Nasal)

Epistaxe (Sangramento Nasal)

Epistaxe é todo e qualquer sangramento nasal.

Em crianças é relativamente frequente a presença de sangramento nasal, geralmente por manipulação nasal pelo dedo. Apesar de assustar os pais, esses sangramentos costumam ser autolimitados (isto é, param sozinhos), de pequena quantidade e indolores.

Em adultos, as causas de epistaxe vão desde um pico de pressão arterial até traumas, condição pós operatória, distúrbios de coagulação e tumores.

Em caso de sangramento nasal, o que preciso fazer?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Se for uma criança que estiver apresentando o sangramento, transmita calma para ela também e siga as demais orientações abaixo:

  • Pressione a narina que está sangrando e respire pela boca;
  • Incline a cabeça PARA FRENTE (nunca para trás, como costumam dizer);
  • Se disponível, coloque gelo na testa, na região próxima aos olhos;
  • Aguarde 10 minutos.

Evitem colocar papel higiênico, algodão ou qualquer material dentro do nariz para tentar estancar o sangue. Isso pode machucar ainda mais a mucosa e piorar o sangramento.

Quando o sangramento nasal não melhora com essas medidas, a epistaxe é considerada uma emergência otorrinolaringológica e o paciente precisa procurar um hospital o mais rápido possível para o otorrino diagnosticar a causa do sangramento e realizar o tratamento necessário.

02 setembro 2020
← Paralisia Facial Periférica Raio X de seios da face é um exame ÓTIMO para avaliar se o paciente tem sinusite: VERDADE OU MITO? →