Epistaxe é todo e qualquer sangramento nasal.
Em crianças é relativamente frequente a presença de sangramento nasal, geralmente por manipulação nasal pelo dedo. Apesar de assustar os pais, esses sangramentos costumam ser autolimitados (isto é, param sozinhos), de pequena quantidade e indolores.
Em adultos, as causas de epistaxe vão desde um pico de pressão arterial até traumas, condição pós operatória, distúrbios de coagulação e tumores.
Em caso de sangramento nasal, o que preciso fazer?
Em primeiro lugar, mantenha a calma. Se for uma criança que estiver apresentando o sangramento, transmita calma para ela também e siga as demais orientações abaixo:
Evitem colocar papel higiênico, algodão ou qualquer material dentro do nariz para tentar estancar o sangue. Isso pode machucar ainda mais a mucosa e piorar o sangramento.
Quando o sangramento nasal não melhora com essas medidas, a epistaxe é considerada uma emergência otorrinolaringológica e o paciente precisa procurar um hospital o mais rápido possível para o otorrino diagnosticar a causa do sangramento e realizar o tratamento necessário.