Álcool gel e higiene na pandemia

Álcool gel e higiene na pandemia

Todos estão falando do álcool a 70%. Mas, pela lógica, então o álcool a 96% é mais efetivo, certo?

ERRADO. Álcool a 90% evapora muito rápido, então não dá tempo de efetivamente matar o germe, seja vírus ou bactéria, pois antes dele ter essa ação... Ele já evaporou!

Já o álcool abaixo de 70% demora mais para evaporar, mas, por ter mais água, não mata o germe.

Por isso a preferência para o álcool a 70%, pois demora o tempo suficiente para matar o germe antes dele evaporar por completo.

E o álcool em gel?

O álcool em gel a 70% é dermatologicamente testado e pode ser usada na pele com segurança, sem ressecá-la.

Ele pode (e deve!) ser usado quando não dispomos de água e sabão para fazer a higienização das mãos (convenhamos, é bem prático abrir a embalagenzinha que fica pendurada na bolsa ou dentro do carro quando estamos na rua e não temos onde lavar as mãos).

Mas em casa, podemos poupar o álcool em gel 70%: para higiene das mãos, use água e sabão/sabonete/detergente. Já é mais que suficiente.

Para a limpeza de chão, superfícies de mesa e objetos como chave de casa, também podemos poupar o álcool gel 70%: podemos usar qualquer desinfetante/produto de limpeza que já fazíamos uso antes (como Veja, Pinho Sol, Lysoform, água sanitária, Ajax, enfim, qualquer um serve). Para a limpeza de objetos eletrônicos como computadores e celulares (ou aqueles mais sensíveis), melhor usar o álcool líquido 70% aos multiusos.

Continuem em casa!

23 março 2020
← Hipertrofia de adenoide SARSCov2 e Covid19: qual a diferença? →