Raio X de seios da face é um exame ÓTIMO para avaliar se o paciente tem sinusite: VERDADE OU MITO?

Raio X de seios da face é um exame ÓTIMO para avaliar se o paciente tem sinusite: VERDADE OU MITO?

MITO!!!!

No raio X há muita sobreposição de estruturas.

Imagine o raio X como uma fotografia meio transparente do seu rosto. E imagine que nesse exame todas as estruturas do seu rosto (pele, ossos, músculos, cartilagem, dente, mucosa dos seios da face, a catota do nariz, a secreção do seio da face, o galo na testa do tombo que você levou) estão sobrepostas numa única imagem. É, realmente, muito muito difícil individualizar cada uma!

Mais difícil ainda é avaliar realmente se há uma sinusite ou não; por isso não costumamos pedir esse exame para investigar uma sinusite.

Mesmo porque, a princípio, diagnóstico de sinusite é clínico (isto é, quando o paciente vem com história de um quadro de febre, obstrução nasal, saída de secreção pelo nariz, dor de cabeça em peso, sensação de gotejamento na garganta, mal hálito e, quando examinado, vemos a mucosa do nariz inchada e com secreção, já temos o diagnóstico de uma sinusite), não sendo necessário exames de imagem para confirmar.

Nos casos em que há a necessidade de um exame complementar, o exame de escolha é a tomografia computadorizada de seios da face.

Apesar dessas orientações nada substitui a consulta médica!

08 setembro 2020
← Epistaxe (Sangramento Nasal) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) →