O ronco nada mais é que a vibração de tecidos flácidos por um fluxo turbulento de ar durante o sono. É um fenômeno que, geralmente, ocorre juntamente com episódios de apneia, que é a interrupção total do fluxo de ar na via respiratória.
Ter alguns episódios de apneia durante a noite é perfeitamente normal e fisiológico (até 5 episódios por hora em adultos). Porém, quando ultrapassa essa quantidade de vezes, já podemos estar diante de um distúrbio do sono.
E quais os problemas que essa interrupção da respiração durante o sono pode causar? Entre outras coisas, essa condição pode levar a uma diminuição da oxigenação sanguínea gerando um estresse ao organismo; isso leva a um aumento a adrenalina que circula no sangue aumentando gradativamente a pressão sanguínea e, à longo prazo, pode culminar até com um derrame (AVC) ou infarto, por exemplo...
Tudo isso por uma qualidade do sono ruim.
Além disso, essa diminuição da oxigenação leva a ocorrência de despertares e diminuição do sono profundo (aquele sono em que a gente, de fato, descansa), levando a sonolência e cansaço diurno. Nesses casos as repercussões vão desde uma diminuição do rendimento na escola e no trabalho até a ocorrência de acidentes de trânsito.
Não negligenciem seu sono! Procurem seu otorrinolaringologista!